A MARCA

Inevitavelmente nós associamos borboletas com ciclos de vida, e me fazem pensar no processo criativo, a liberdade da criação. O local onde moro tem uma boa área verde, que atrai muitas borboletas e mariposas. Então elas sempre estiveram na minha lista de nomes para a marca.

O Jardim de Astyras (pronuncio Ástyras), assim como a BN (antiga marca) tem muito significado, e como sempre, algumas histórias.

Há alguns anos, duas borboletas da espécie Brassolis_astyra saíram quase ao mesmo tempo dos casulos. Ambos estavam do lado de fora da casa, e cada casulo posicionado em uma extremidade do portão. Até hoje acho uma coincidência incrível e fascinante. Vejo sempre como proteção, nunca o contrário.

Descobri que as duas eram como a borboleta do livro O Caso da Borboleta Atíria, ambas nasceram com má formação das asas. Trouxe as irmãs pro jardim. Uma delas conseguia voar, a outra pulava com dificuldade, e acabamos passando um bom tempo juntas (eu era o tronco preferido dela).

E nada mais justo que utilizar como símbolo um ser que considero tão imponente, mesmo que frágil fisicamente, como todos nós alias, e que traduziu exatamente o sentimento dessa jornada “encadernativa”. Afinal, todo trabalho artesanal passa por uma metamorfose.

UM PROPÓSITO

O Jardim de Astyras nasceu antes mesmo de ter um nome. Um experimento que começou a ganhar forma e se transformar em negócio em julho de 2013. 

Hoje é uma pequena marca de encadernação artesanal e artística. Voltado à criações especiais e divertidas para escrever, rabiscar, ilustrar e capturar momentos. Uma alternativa à encadernação tradicional de gráficas e grandes papelarias.

A produção é toda artesanal, e com o passar do tempo se tornou uma paixão que hoje ocupa tempo integral.

Esse carinho pelo papel e processos de produção possibilitou alcançar outros amantes da escrita e papelaria artesanal. Gente que compartilha do interesse pela encadernação, admira um livro feito à mão e busca formas de se expressar através do papel.

Sinta-se em casa. E vamos voar (ou pular) juntos.