A MARCA

Inevitavelmente nós associamos borboletas com ciclos de vida, e hoje me fazem pensar no processo criativo. O local onde moro tem uma boa área verde, que atrai muitas borboletas e mariposas. Elas estão sempre no meu pensamento. E assim nasceu o que hoje se tornou o Jardim de Ástyras, com a ideia de fazer uma provocação, ao ter como marca um símbolo que embora represente todas as fases da nossa existência, em diversas culturas é considerado símbolo de azar. Mas não aqui. 🙂

O Jardim de Ástyras tem muito significado, e como sempre, algumas histórias.

Há alguns anos, duas borboletas da espécie Brassolis_astyra saíram quase ao mesmo tempo dos casulos. Ambos estavam do lado de fora da casa, e cada casulo posicionado em uma extremidade do portão.

Descobri que as duas eram como a borboleta do livro O Caso da Borboleta Atíria, ambas nasceram com má formação das asas. Trouxe as irmãs pro jardim. Uma delas conseguia voar, a outra pulava com dificuldade, e acabamos passando um bom tempo juntas (eu era o tronco preferido dela). A sincronicidade de todos os eventos daquela época ainda me causa muita reflexão e só aumenta meu carinho por elas.

E nada mais justo que utilizar como símbolo um ser que considero tão imponente, mesmo que frágil fisicamente, como todos nós alias, e que traduziu exatamente o sentimento dessa jornada “encadernativa”. Afinal, todo trabalho artesanal também se desenvolve num processo simular a metamorfose.

UM PROPÓSITO

O Jardim de Ástyras nasceu antes mesmo de ter um nome. Um experimento que começou a ganhar forma e se transformar em negócio em 2013. 

Hoje é uma pequena marca de encadernação artística. Com projetos divertidos e com significado, e o intuito de exercitar a criatividade e estimular a interação com o papel.

Temos um leque de folhas com infinitas possibilidades. Não precisamos encarar um caderno apenas como uma folha fria em branco.

A produção é toda artesanal, e com o passar do tempo se tornou uma paixão que hoje ocupa tempo integral.

E esse carinho pelo papel e processos de produção me possibilitou alcançar outros amantes da escrita e papelaria artesanal. Gente que compartilha do interesse pela encadernação, admira um livro feito à mão e busca formas de se expressar através do papel.

Sinta-se em casa. E vamos voar (ou pular) juntos.